R2R Facility out/ 5/ 2020 | 0

10 dicas essenciais para manter a boa gestão em seu condomínio

Gerenciar um condomínio é algo desafiador, leva tempo, conhecimento e paciência para que o síndico possa controlar todos os processos de gestão.

Preparamos para você algumas dicas que são essenciais para a boa gestão e manutenção do seu condomínio. Se você é síndico, ou quer dar boas sugestões na Assembleia, veja as dicas abaixo:

» Conheça nossos serviços de terceirização

 

1 – APOSTAR NA SEGURANÇA DOS MORADORES

O condomínio, para ser realmente seguro para todos, precisa de sistemas de monitoramento, além de porteiros devidamente treinados para situações de emergência.

10 dicas para gestão do condomínio

2 – CRIAR UM CRONOGRAMA DE MANUTENÇÃO CONDOMINIAL

Um calendário com manutenções mensais, semestrais e anuais auxilia o condomínio a ter uma previsão de despesas anuais e também facilita a troca de gestão quando um novo síndico assume.

 

3 – EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA

Cada vez mais, vemos notícias sobre a falta de água no Brasil, e os condomínios podem (e devem) promover ações para o uso consciente de água. Não só pela questão financeira, mas pela proteção do meio ambiente. O síndico pode promover campanhas de conscientização, por exemplo.

 

4 – CONTRATAR BONS PROFISSIONAIS

Para se prevenir de tantos problemas que podem ocorrer em condomínio, uma dica fundamental é: contratar profissionais sérios, com experiência e que entreguem um trabalho de qualidade. Já imaginou descobrir se os funcionários da empresa contratada não são registrados? Ou então, que a empresa não tem condições financeiras de arcar com a garantia oferecida?

Contrate profissionais qualificados aqui!

Solicite um contato através deste botão e ganhe benefícios incríveis na sua primeira contratação.

5 – PROMOVER AÇÕES QUE INTEGREM OS MORADORES

A integração dos moradores pode ser uma ótima maneira de evitar conflitos, melhorar a comunicação nas assembleias, manter a convivência pacífica. Você pode sugerir, por exemplo, uma horta coletiva, ou um encontro de moradores com comes e bebes. Atitudes como essas podem ser uma ótima opção para que todos se conheçam e mantenham uma boa convivência.

 

6 – FOCAR NO CONFORTO E NECESSIDADES DOS CONDÔMINOS

Fazer as adaptações necessárias para idosos, cadeirantes, pessoas com necessidades especiais é super importante. Um bom condomínio é inclusivo e preocupado com todos os moradores.

 

7 – SE PREOCUPAR COM A COMUNICAÇÃO

Procure sempre estabelecer um canal de comunicação clara com os condôminos para que eles sempre saibam o que acontece em sua gestão, dando mais transparência à administração do condomínio. A transparência contábil do condomínio poderá evitar uma série de problemas e desentendimentos não só entre moradores, mas em relação ao síndico também.

 

8 – FOCAR NA SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade é cada vez mais necessária e faz toda a diferença! Incentivar a separação do lixo, a coleta de óleo, a economia de energia e água são formas de ajudar o condomínio a reduzir os custos e também a diminuir o impacto da poluição no planeta. A sustentabilidade é o novo básico! Inclusive vale dizer que o condomínio ser sustentável é um diferencial na hora da compra/ aluguel de um imóvel.

 

9 – GERAR RENDA EXTRA PARA O CONDOMÍNIO

Já pensou em gerar renda extra para o seu condomínio?

Algumas ideias:

  • Locação de terraço para empresas de telefonia e internet;
  • Locação de locais não utilizados pelos moradores;
  • Organização de eventos de arrecadação;
  • Reciclagem de lixo;
  • Vender locais para publicidade;
  • Aluguel de espaços públicos em condomínios comerciais;
  • Avaliação constante do quadro de pessoal.

Nem sempre é fácil implementar esse tipo de proposta. Nunca se esqueça de antes aprovar a ideia em uma assembleia geral.

 

10 – ACOLHER OS NOVOS MORADORES COM UM KIT DE BOAS-VINDAS

Muitos síndicos têm apostado em um kit de boas-vindas, que além de ser um gesto simpático, poderá incluir:

  • Ficha cadastral a ser devolvida para o síndico (aproveitando para coletar os dados dos novos moradores, para envio de informativos e cobranças, por exemplo);
  • Lista de contatos (com meios de comunicação com o síndico, subsíndico, administradora e também com os nomes e funções dos funcionários do condomínio, além de contatos emergenciais, como a empresa de manutenção de elevadores, por exemplo);
  • Cópia da Convenção Condominial e Cópia do Regimento Interno.

CONCLUSÃO

Com essas dicas você poderá promover um ambiente muito mais harmônico e confortável para os moradores, além de uma melhor interação entre os condôminos.

Se você é síndico e está preocupado com a qualidade do seu condomínio, conte com a R2R Facility para serviços de recepção, portaria e atendimento, sanitização e desinfecção de ambientes, manutenção de ambientes.

 

CLIQUE AQUI E FAÇA SEU ORÇAMENTO.

 

Para mais dicas e artigos, acesse abaixo:

Responder
Olá, você precisa de ajuda?
Olá, seja bem vindo a R2R Facility!
Como posso te ajudar?